
O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), deu um passo importante para modernizar a educação com o lançamento de dois novos aplicativos: ‘Pais e Alunos Conectados’ e ‘Diretor Conectado’. A iniciativa visa fortalecer a gestão escolar, a segurança nas unidades de ensino e a aproximação entre escolas e as famílias dos estudantes. A apresentação ocorreu durante a abertura oficial do ano letivo de 2026, na Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra, em Manaus.
Mais transparência e segurança para pais e alunos
Por meio do aplicativo ‘Pais e Alunos Conectados’, pais e responsáveis agora têm acesso facilitado a informações cruciais como calendário de aulas, frequência, matrícula, atividades e notas dos alunos. O acesso é feito pelo aplicativo Sasi, exigindo um cadastro inicial com e-mail e telefone válidos. Segundo Ionariellen Santos, coordenadora do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), a ferramenta permite o monitoramento em tempo real das situações no ambiente escolar.
“Os aplicativos são em tempo real. Então, se o pai estiver sentindo que existe alguma conduta inadequada ou até mesmo alguma situação que ele sentir uma necessidade de alguém mais próximo, de uma equipe psicossocial, ele pode fazer o registro. Automaticamente cai dentro do nosso núcleo em tempo real”, explicou Santos. Ela ressaltou que o núcleo atua tanto na prevenção quanto no monitoramento contínuo do que acontece nas escolas.
Os aplicativos já estão disponíveis para download dentro do Sasi e são compatíveis com sistemas Android e iOS, ampliando os canais de comunicação e otimizando processos administrativos.
Gestão escolar mais ágil com o ‘Diretor Conectado’
A ferramenta ‘Diretor Conectado’ foi desenvolvida especificamente para aprimorar a atuação dos gestores escolares. O aplicativo oferece um ambiente digital integrado para acompanhamento de atividades, tomada de decisões e organização de demandas administrativas. Diretores podem registrar ocorrências, solicitar apoio de serviços internos, acionar protocolos de segurança e se comunicar diretamente com a Seduc, agilizando respostas às necessidades das unidades de ensino.
A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, destacou a importância da escola como um ambiente acolhedor que prepara os alunos para o futuro. “Para nossos jovens, a escola não é apenas um serviço, mas um ambiente que acolhe, constrói laços e prepara para a vida, abrindo as portas as universidades e do mercado de trabalho. Em 2026, moveremos todas as engrenagens necessárias para garantir que o aprendizado seja pleno e os resultados transformadores”, afirmou.
Com informações da assessoria








