
A primeira noite do Carnaval de São Paulo, nesta sexta-feira (13), marca a estreia da Mocidade Unida da Mooca no grupo especial, abrindo os desfiles a partir das 23h. A programação segue até as 5h30 de sábado (14), com a Barroca Zona Sul encerrando as apresentações da noite.
Ao todo, 14 escolas de samba se apresentarão ao longo de sexta e sábado. Ao final dos desfiles, duas agremiações serão rebaixadas para o grupo de acesso, com a apuração das notas prevista para as 16h de terça-feira (17).
Programação de sexta-feira (13):
Mocidade Unida da Mooca (23h)
A escola homenageia o Instituto Gèlèdés, organização de mulheres negras, com o samba-enredo “Gèlèdés – Agbara Obinrin”. A agremiação já celebrou outras figuras negras importantes em seu histórico.
Colorado do Brás (0h5)
Com o enredo “A Bruxa está solta – Senhoras do Saber Renascem na Colorado”, a escola traz a figura da bruxa para discutir força e rebeldia femininas.
Dragões da Real (1h10)
A escola, vice-campeã em 2025, apresenta “Guerreiras Icamiabas – Uma Lendária História de Força e Resistência”, inspirada em lendas de povos nativos e na resistência indígena.
Acadêmicos do Tatuapé (2h15)
A vice-campeã de 2025, com o mesmo pontuação da campeã, desfila com o samba “Plantar para Colher e Alimentar”, abordando a reforma agrária e a produção de alimentos.
Rosas de Ouro (3h20)
A atual campeã, Rosas de Ouro, apresenta “Escrito nas Estrelas”, explorando a madrugada paulistana, o big-bang, a astronomia e a astrologia. A escola inicia o desfile com meio ponto a menos devido a uma punição.
Vai-Vai (4h35)
A escola mais antiga e com mais títulos, a Vai-Vai, traz o tema “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Pauliceia”, homenageando imigrantes operários e o cinema paulista.
Barroca Zona Sul (5h30)
Encerrando a primeira noite, a Barroca Zona Sul homenageia o orixá das águas doces no samba-enredo “Oro Mi Maió OXUM”.
Como acompanhar:
O público pode chegar ao Sambódromo utilizando ônibus especiais a partir das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda do Metrô. Há também cinco bolsões de estacionamento disponíveis. Para quem optar por táxi, o desembarque é recomendado próximo à Ponte da Casa Verde com a Avenida Braz Leme. A entrada no Sambódromo permite a entrada de mochilas, capas de chuva, bandeiras sem mastro e até três itens de alimentos não perecíveis em embalagens flexíveis. Objetos como garrafas rígidas, copos térmicos, latas, guarda-chuvas, armas e fogos de artifício são proibidos.
Com informações da Agência Brasil








