A folia carnavalesca no Rio de Janeiro ganha um tempero especial com o início dos desfiles dos blocos da Liga Sebastiana a partir desta sexta-feira (14). A programação abrange diversos bairros da cidade, com cortejos que prometem irreverência, crítica social, celebração cultural e muita música, atraindo foliões de todas as idades.

Bloco do Barbas: 40 anos de tradição e sátira

No sábado (14), o Bloco do Barbas comemora seus 40 anos com um desfile em Botafogo, a partir das 12h. Conhecido pela sátira política e irreverência, o bloco traz o tema “Nem Laranjão, nem Bananinha: o Barbas saúda a Unidos da Papuda!”. O cortejo contará com dois sambas vencedores e a bateria do Mestre Felipão. Ao final, um tradicional baile de despedida reunirá um público eclético.

Simpatia é Quase Amor: Homenagem aos povos originários

Um dos blocos mais tradicionais, o Simpatia é Quase Amor, desfila pela segunda vez no domingo (15), em Ipanema. Celebrando seu 42º carnaval, a agremiação homenageia os povos originários do Brasil com o tema “Brasil, terra indígena”. A camiseta deste ano, assinada por Milton Cunha, traz uma frase em língua Baikiri. A concentração será na Praça General Osório, às 13h, com saída prevista para as 15h. Painéis de LED no trio elétrico exibirão mensagens em defesa dos direitos humanos e contra o Marco Temporal.

Que Merda é Essa?: Irreverência e crítica social em Ipanema

Também no domingo (15), o bloco Que Merda é Essa? toma as ruas de Ipanema a partir das 12h, com concentração às 11h na Rua Garcia D’Ávila. Conhecido por sua irreverência, o bloco completa 29 anos com uma camiseta que satiriza o ex-presidente americano Donald Trump. Haverá também o “bailinho infantil do Que Caquinha é Essa?” das 9h às 11h.

Bloco 442: Brass band e sucessos pop na Saúde

Na Zona Portuária, no Largo São Francisco da Prainha, o Bloco 442 se apresenta no domingo (15), com concentração às 13h. Criado em 2018, o bloco une sucessos do pop mundial com ritmos brasileiros, apresentando um repertório que inclui “Bad Romance” e “Like A Prayer”. O cortejo tem início às 14h.

Bloco Virtual: América do Sul em destaque no Leme

Na segunda-feira (16), o Bloco Virtual desfila pelo Leme com o tema “América Invertida”. A inspiração vem de uma obra do artista uruguaio Joaquin Torres Garcia. O bloco busca reafirmar a identidade sul-americana em tempos de “invasão estadunidense na Venezuela”, conforme declarado por um dos responsáveis pelo bloco.

Superbacana: Tributo a Gilberto Gil na Glória

No sábado das campeãs (21), o bloco Superbacana presta uma homenagem a Gilberto Gil na Praça Luiz de Camões, na Glória, a partir das 14h. Com o tema “Realeza Gil”, o bloco celebra a trajetória do cantor e compositor, apresentando um tributo à sua última turnê e lançando sua primeira música autoral.

Monobloco: Encerramento com homenagem a Arlindo Cruz e Preta Gil

O Monobloco encerra os desfiles da Liga Sebastiana no domingo (22), no Circuito Preta Gil, na Rua Primeiro de Março. O tema “Pode entrar que a casa é sua” homenageará Arlindo Cruz e Preta Gil, com sambas e hits de suas carreiras.

Com informações da Agência Brasil