
O tradicional festival Rec-Beat inicia neste sábado (14) mais uma edição no Cais da Alfândega, no Recife, celebrando a vitalidade e a inquietação que marcam sua trajetória desde 1995. Fundado por Antonio Gutierrez, o Gutie, o evento se consolida como um espaço de descoberta e experimentação musical, promovendo o encontro entre diferentes públicos, estéticas e gerações.
Com o objetivo de fugir da mesmice, o Rec-Beat apresenta uma programação plural, misturando gêneros, estilos e cenas com artistas do Brasil e do exterior. De 14 a 17 de fevereiro, o festival oferece acesso gratuito, servindo como plataforma de diálogo entre cenas musicais do Brasil, América Latina e África.
Entre os destaques desta edição estão nomes emergentes como NandaTsunami, AJULLIACOSTA e Jadsa, ao lado de artistas consagrados como Djonga, Johnny Hooker e Carlos do Complexo. O pernambucano Johnny Hooker retorna ao festival com a estreia nacional da turnê “Viver e Morrer de Amor na América Latina”. A programação também inclui Chico Chico, Josyara, Felipe Cordeiro – que celebra 20 anos de carreira na fusão de sonoridades amazônicas ao lado de Layse –, o senegalês Momi Maiga Quartet e o grupo colombiano Ghetto Kumbé.
Moritz: nova plataforma de música eletrônica
Uma das novidades de 2026 é o lançamento do Moritz, um projeto dedicado exclusivamente à música eletrônica que estreia dentro da programação do Rec-Beat. Pensado como uma expansão do festival, o Moritz visa se tornar uma plataforma autônoma com foco na pista, curadoria autoral e experimentação, com planos para edições futuras próprias.
A estreia do Moritz conta com a presença da DJ e produtora pernambucana Paulete Lindacelva, Carlos do Complexo, a colombiana Piolinda Marcela, SPHYNX, LOFIHOUSEBOY e DAVS. O lineup de DJs que se apresentam na abertura e nos intervalos dos shows destaca a cena eletrônica local com curadoria de KAI, DJ e pesquisador musical, incluindo Zoe Beats, Afrobitch e Bobi, que exploram diversos subgêneros como grime, garage, house, disco e ritmos afrolatinos.
O festival também apresenta o virtuose do kora Momi Maiga Quartet, com seu segundo álbum “Kairo” (2024), o produtor ugandense Faizal Mostrixx, criador do conceito de “tribal electronics”, e a DJ e produtora nigeriana-britânica Kikelomo, com uma fusão de drum’n’bass e jungle.
Com uma expectativa de público superior a 60 mil pessoas por edição, o Rec-Beat reafirma seu compromisso em proporcionar uma experiência musical democrática e inclusiva.
Com informações da Agência Brasil





