A TV Brasil transmitirá, com exclusividade, os desfiles das escolas de samba da Série Prata do Rio de Janeiro. As exibições ao vivo ocorrerão diretamente da Intendente Magalhães, nos dias 15 e 16 de fevereiro, domingo e segunda-feira, respectivamente. A transmissão para todo o país está programada para começar às 20h30 no domingo e às 21h na segunda-feira. Para quem quiser acompanhar mais cedo, a emissora pública disponibilizará a transmissão a partir das 18h em seu canal no YouTube.

A apresentação ficará por conta dos jornalistas Tiago Alves, Bia Aparecida e Flávia Grossi. Eles receberão convidados no estúdio para analisar as performances das agremiações e debater as chances das escolas que almejam um lugar na Série Ouro, garantindo assim o direito de desfilar na Marquês de Sapucaí em 2027.

A repórter Anna Karina trará os bastidores e o clima de esquenta das agremiações diretamente da concentração. Nas dispersões, para informar sobre o encerramento das apresentações, estarão os repórteres Fernanda Cruz no domingo e Vladimir Platonow na segunda-feira.

Duplas de apresentadores e diversidade de convidados

No domingo, Tiago Alves e Bia Aparecida comandarão a cobertura. Na segunda-feira, Flávia Grossi se juntará a um dos jornalistas para apresentar o evento. Ao longo dos dois dias, 29 agremiações subirão à Intendente Magalhães, celebrando a cultura popular e a força das comunidades.

O desfile contará com a participação de escolas tradicionais que já passaram pelo Grupo Especial, como Renascer de Jacarepaguá, Vizinha Faladeira, Tradição, Lins Imperial, Império da Tijuca, São Clemente, Acadêmicos da Rocinha e Leão de Nova Iguaçu, entre outras.

Para enriquecer a transmissão, o domingo (15) contará com a presença da pesquisadora Bia Chaves, da produtora cultural Helyane Silsan, da cantora de samba-enredo Millena Wainer, do jornalista Rodrigo Santos e do coreógrafo Marcos Bandeira. Na segunda-feira (16), o estúdio receberá a jornalista Suelen Martins, a diretora de bateria Thayane Cantanhêde, o mestre de bateria Dinho Santos e o sambista Pedro Araújo.

Regulamento e ordem dos desfiles

A escola de samba com a maior pontuação na Série Prata assegura uma vaga na Série Ouro para o Carnaval de 2027. As quatro agremiações de pior classificação em cada dia serão rebaixadas para a Série Bronze no ano seguinte.

O regulamento estabelece um mínimo de 700 componentes, com duração de 35 a 40 minutos de apresentação. As escolas devem ter entre duas e quatro alegorias, e a comissão de frente deve contar com 10 a 12 integrantes. Além disso, é exigido um mínimo de 120 ritmistas, 30 componentes por alas de enredo e um casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Programação de desfiles

No domingo (15), 14 escolas se apresentarão na seguinte ordem: Mocidade Unida do Santa Marta, Arrastão de Cascadura, Tubarão de Mesquita, Renascer de Jacarepaguá, União do Parque Curicica, Independente da Praça da Bandeira, Chatuba de Mesquita, Vizinha Faladeira, Unidos de Lucas, Independentes de Olaria, Tradição, Lins Imperial, União de Jacarepaguá e Acadêmicos do Cubango.

A segunda-feira (16) contará com 15 agremiações: Império da Tijuca, Flamanguaça, Feitiço Carioca, Siri de Ramos, Acadêmicos da Abolição, Império de Nova Iguaçu, São Clemente, Acadêmicos do Dendê, Acadêmicos do Engenho da Rainha, Unidos de Santa Tereza, Acadêmicos da Rocinha, Acadêmicos de Santa Cruz, Alegria do Vilar, Leão de Nova Iguaçu e Império da Uva.

Com informações da Agência Brasil