Mundo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em um conversa informal durante a cúpula do G-7, em Évian-les-Bains, na França que ‘nunca foi esquerdista’.

Durante os bastidores das reuniões desta quarta-feira, 17, Lula falava com a presidente do FMI, Kristalina Georgieva, e o chanceler alemão, Friedrich Merz, quando lembrou sua atuação política desde os tempos de sindicalista e fez um comentário sobre a política global dos dias de hoje.

Lula fazia uma digressão sobre a presença de líderes de direita e esquerda nos principais países do ocidente. Falou que a direita liderou esses países por muito mais tempo e chegou à conclusão de que “o mundo não é de esquerda”.

“Ou seja, o que isso prova? Que o mundo não é de esquerda (risos). O mundo é do caminho do meio. Essa é a verdade”, afirmou.

Georgieva, então, disse: “Mas quando você foi presidente pela primeira vez, todo mundo esperava que você fosse um esquerdista, e você não foi”.

Lula respondeu, contando uma história sobre não ter conseguido ir à Rússia nos anos 1980: “Mas eu nunca fui esquerdista. Veja, eu era um dirigente sindical que tinha uma belíssima relação com o sindicalismo alemão, tinha uma relação com o sindicalismo italiano, com a UGT espanhola. Em 1980, eu tinha um congresso na Rússia em que fui convidado e não fui para a Rússia porque estava condenado pela lei de segurança nacional. Fiz uma viagem pela Europa angariando solidariedade e passei a ser tratado como anticomunista”.