A França pode estar caminhando para seu terceiro bloqueio nacional, e assim como foi aplicado na cidade Manaus (Amazonas), Paris poderá volta a retomar com as 24 horas de restrição por causa da pandemia do coronavírus e da disseminação de novas variantes do vírus em particular. As autoridades estudam essa nova paralização, mas nenhuma decisão foi tomada ainda.

As autoridades francesas estão considerando colocar o país em um novo bloqueio, já que o número de casos confirmados de Covid-19 ultrapassou a marca de 3 milhões. Em declarações à Radio Classique nesta segunda-feira (25) , o ministro francês dos Assuntos Europeus, Clement Beaune, disse que o governo está considerando diferentes opções para combater a propagação.

“Nada ainda foi decidido. Existem cenários [na mesa], mas nenhuma decisão ainda ”, disse Beaune quando questionado se um novo bloqueio poderia ser imposto já esta semana de janeiro.

Mensagem semelhante foi enviada pelo chefe da vigilância sanitária do país, a Haute Autorite de Sante (HAS), Dominique Le Guludec. Descrevendo a situação epidêmica como “preocupante”, ela também reconheceu as desvantagens dos bloqueios generalizados, dizendo que medidas drásticas não devem ser feitas sem uma consideração completa.

“É um momento preocupante. Estamos olhando para os números, dia a dia. Precisamos tomar medidas muito rapidamente … mas ao mesmo tempo, não muito precipitadamente ”, disse o chefe do HAS à rádio France Inter.

Assim como a cidade Manaus esteve, França está atualmente sob um toque de recolher nacional das 18h às 6h em uma tentativa de diminuir as taxas de infecção. Apesar das medidas, a propagação acelerou recentemente, com o número de novas infecções diárias pairando acima da marca de 20.000.

O país continua entre as nações mais atingidas pelo coronavírus no mundo, com o segundo maior número de casos na Europa, atrás do Reino Unido. Mais de 73.000 pessoas sucumbiram à doença em todo o país desde o início da pandemia, mostram os últimos números oficiais.

Fonte: Portal Tucumã