A FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) informou que 69.932 mil pessoas ainda não compareceram aos postos de vacinação para receber a segunda dose de imunizantes para Covid-19. A segunda etapa é necessária para alcançar os resultados prometidos pelos fabricantes.
Na quarta-feira, 14, ao mandar a União explicar a queda no número de vacinas enviadas ao Amazonas, a juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível, disse que o Governo do Amazonas apresentou três “situações fático-jurídicas alarmantes nas últimas 72h”, entre elas a baixa na procura pela segunda dose.
Em manifestação à Justiça federal, o governo estadual relatou que o Amazonas despontou na estatística como o estado em primeiro lugar no índice de absenteísmo de segunda dose e que não há uma explicação comprovada acerca do paradeiro das pessoas que tomaram apenas a primeira.
Dados da FVS mostram que 521.033 já tomaram a primeira dose e 184.324 a segunda, ou seja, 336.709 devem completar a segunda etapa nas próximas semanas ou meses. É nesse grupo que estão os 70 mil que estão aptos a receberem a segunda dose e ainda não compareceram aos locais de vacinação.
De acordo com a FVS, o tempo para recebimento da segunda dose depende do tipo de imunizante. Aqueles que tomaram a primeira dose de CoronaVac devem tomar a segunda dose em, pelo menos, quatro semanas (1 mês). Já quem tomou a AstraZeneca deve tomar a segunda dose do imunizante em 12 semanas (3 meses).
Na última terça-feira, 13, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que 1,5 milhão de pessoas ainda não completaram o esquema vacinal com a segunda dose. A pasta vai elaborar estratégias com estados e municípios para chegar até os possíveis não imunizados e garantir a proteção desse grupo.
A FVS afirmou que as campanhas de operacionalização de vacinação são de responsabilidade das secretarias municipais de saúde, incluindo a busca por pessoas aptas a tomarem a segunda dose, e que acompanha o trabalho de sensibilização dos municípios e a aceitação das pessoas pelas vacinas.
O Amazonas recebeu quantitativo suficiente para atender a demanda de segunda dose de imunizantes contra covid-19 atual. Na madrugada desta sexta-feira, 16, recebeu 182.650 doses de vacinas contra a covid-19 que corresponde a 13ª remessa de lotes de doses recebidas pelo Amazonas e enviadas pelo Ministério da Saúde.
Dessas 182.650 doses, 30.400 doses são da vacina CoronaVac e 152.250 da vacina AstraZeneca, segunda maior remessa do imunizante da Fiocruz recebido pelo Amazonas. Semanalmente, o Amazonas recebe as doses dos imunizantes enviadas pelo Ministério da Saúde de acordo com a disponibilidade dos laboratórios.
A FVS disse ainda que o Governo do Amazonas está realizando uma força-tarefa para fortalecimento da vacinação nos municípios do interior do estado que apresentam dificuldades na cobertura vacinal contra covid-19. Na quarta-feira, 14, e quinta-feira, 15, a visita foi em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus.
De acordo com o órgão, a força-tarefa deve percorrer os municípios de Anamã, Barreirinha, Barcelos, Beruri, Boca do Acre, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Codajás, Coari, Careiro da Várzea, Ipixuna, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Nhamundá, Pauini, Tapauá, Uarini, Urucurituba.
“A FVS-AM complementa que realiza o monitoramento dos municípios para que façam a gestão de estoque dos imunizantes e, assim, evitar perdas de vacina por vencimento, além de estimular os municípios a avançarem na cobertura vacinal dos grupos prioritários com as doses que estão para vencer”, informou.
Fonte: Amazonas Atual







