BRASIL – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta quinta-feira (11), ter assistido ao discurso do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, que se filiou na quarta (10) ao Podemos. O ex-juiz deve disputar a Presidência da República pela sigla no próximo ano ser um dos adversários do atual mandatário do país.

Na saída do Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo nacional disse a apoiadores:

“Vocês gostaram do discurso lido pelo cara ontem? O cara leu… Eu assisti porque foi meu ministro, né. Li o discurso, tinham dois teleprompter lá… Não aprendeu nada, não aprendeu nada. Ficou um ano e quatro meses ali, não sabe o que é ser presidente nem ser ministro”.

A declaração de Bolsonaro foi registrada por um canal no YouTube simpático ao titular do Planalto, que grava as interações com simpatizantes na Residência Oficial da Presidência da República.

Bolsonaro e Moro romperam em abril de 2020, quando o então ministro acusou o presidente de tentar interferir politicamente na Polícia Federal (PF). Um inquérito que investiga o caso corre no Supremo Tribunal Federal (STF).

A filiação de Sergio Moro ao Podemos foi oficializada nessa quarta-feira (10/11) em um evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. No discurso, Moro defendeu o combate à corrupção e disse que nenhum cargo vale a sua alma. Ao falar da estreia na política, ele se definiu como uma pessoa confiável.

“Eu não sou treinado em discurso político. Alguns até dizem que não sou eloquente e criticam minha voz. Mas se não sou a melhor pessoa pra discursar, posso assegurar que sou alguém que vocês podem confiar”, declarou.

O ex-juiz ganhou notoriedade no decorrer da Operação Lava Jato, que investigou desvios de dinheiro na Petrobras.