Amazonas – O governo federal vai reeditar o decreto que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% e excluirá produtos fabricados na Zona Franca de Manaus da medida. A decisão aconteceu após longa reunião da bancada amazonense, liderada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), com o Ministro Paulo Guedes, e foi oficializada após encontro do governador Wilson Lima com o presidente Jair Bolsonaro.

Logo após Bolsonaro assinar o decreto que prejudicava a Zona Franca, o Senador Omar Aziz (PSD-AM), coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, reuniu os parlamentares e participou da encontro liderado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, e representantes das indústrias e dos trabalhadores, para debaterem uma alternativa a ser apresentada ao Governo Federal.

Na ocasião, Omar falou sobre a proposta de oferecer um diferencial de crédito presumido para as empresas que possuem o Processo Produtivo Básico (PPB), requisito essencial para qualquer fabricante que deseja se instalar no PIM. “Outra proposta seria tirar todos os produtos dessa linha de corte de 25% para aqueles que possuem PPB. Quem produz na ZFM tem um diferencial grande, mas também tem critérios e obrigações.”, destacou Omar na ocasião.

O decreto do Governo Federal, assinado no início da noite da sexta-feira de carnaval reduzia em 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de todos os segmentos, acabando com a competitividade das indústrias em Manaus. A reedição do decreto, anunciada hoje, ainda não tem data para ser oficializada.