Seis agentes indígenas de saúde, assinaram em caráter emergencial, o termo de posse na tarde desta quinta-feira (1), no auditório da Casa Militar Municipal, no Bairro Compensa, zona oeste de Manaus. Eles vão atuar diretamente no apoio à saúde as comunidades indígenas localizadas no contexto urbano de Manaus.
Essa é a primeira vez que a prefeitura contrata profissionais de saúde exclusivos para o atendimento às comunidades indígenas, conforme o plano Municipal estabelecido ao enfrentamento da Covid-19.
Em cada zona da cidade, dois agentes vão atuar:
- Zona norte – Policlínica Ana Barreto (comunidades indígenas Wotchimaucu/Tikunas) no Bairro Cidade de Deus; na UBS-29 (comunidade Paixubal) Santa Etelvina.
- Zona leste – Na Disa Leste, na UBS Avelino Pereira, Bairro Jorge Teixeira (Comunidade Nova Esperança – Kokama – Kokama, Koima, Juruna, Tikuna, Muda é Dessana); UBS Silas Santos, Bairro Gilberto Mestrinho (Comunidade Grande Vitória – Kokama).
- Zona Oeste – UBS O-47 (Comunidade Parque das Tribos/Tarumã – Parque das Nações Indigenas/Tarumã, Tikuna Miranha, Tukano, Mundurucu, Saterê-Mauê, Muda, Kokama, Apurinã, Baré, Tapuia) é UBS O-06 no Bairro da Paz e Redenção (Comunidade Waikiru/Saterê-Mauê).
“Muito obrigado pela oportunidade. Estamos aqui para contribuir para a sociedade, para colaborar com toda a população, principalmente com os indígenas, que tem imunidade baixa e precisam da Saúde pública”, disse Jurandir Niconar, agente indígena.
Com carga horário de 40 horas semanais, os agentes devem realizar buscas ativas de casos suspeitos e confirmados da Covid-19 e dos automáticos respiratórios; participar da elaboração de plano de trabalho; manter o cadastro domiciliar e individuadas famílias indígenas; e mobilizar e educar com hábitos saudáveis para reduzir o risco de contágio do novo coronavírus.
Os agentes vão passar por treinamento a partir da próxima segunda-feira (5). A carga horária é de 40 horas e vai ser coordenada pelo departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).
“Quando vocês estão protegendo nossos antepassados, a vida humana é uma cultura milenar. A gente vê a riqueza que os índios representam para nós. Estamos protegendo o cara que vai ajudar os cientistas com Seu conhecimento da floresta” disse o Prefeito Arthur Virgílio Neto.
Fonte: D24am








