Uma empresa de transporte coletivo da capital está promovendo a campanha outubro rosa através das linhas dos ônibus, com o tema “Outubro Rosa – Uma viagem contra o câncer de mama”. O objetivo é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância de prevenção ao diagnóstico da doença.
O ônibus articulado foi decorado pelos próprios funcionários da empresa, entre enfeites e balões de cor fazem alusão à campanha que percorre em diversos que espalha a iniciativa da luta contra o câncer pelas ruas de Manaus. A motorista, Carla Gomes, que é a condutora do coletivo, faz o alerta do objetivo da iniciativa.
“Uma campanha que abrange bastante o conhecimento das mulheres sobre essa doença. Quando se fala em câncer, é uma perca irreparável para a família, por ser uma doença silenciosa, que cada vez mais vem atingindo milhares de pessoas”, disse a motorista.
Este ano a iniciativa da empresa ganhou mais força, após uma das integrantes da empresa ter sido diagnosticada com a doença. A jovem de 24 anos, Brenda Grazyela, que é administradora na empresa, luta contra a doença há cinco meses. Ao D24am ela fez um alerta às mulheres sobre os cuidados que as mulheres devem e incentivou a importância de fazer o autoexame.
“Mulheres de todas as idades, desde as mais jovens, desde os 15 anos, se cuidem! Busquem informações, principalmente se vocês têm em casa uma mãe, uma avó, uma tia, alguém da sua família que tenha o diagnóstico positivo para o câncer. É possível ter prevenção, fazer o tratamento preventivo. Por favor, não deixem o medo do diagnóstico abater você.”, disse a jovem.
Durante o mês da campanha, a empresa distribuirá folhetos nos terminais de ônibus da cidade e na rodoviária da capital, com informações de instruções e dicas para auxiliar as mulheres sobre o câncer de mama.
O autoexame não substitue o exame realizado pelo profissional da saúde treinado. Em caso de suspeita, ao observar alterações nas mamas, mulheres devem procurar imediatamente um médico. Após o diagnóstico, se houver dúvidas é importante buscar outra opinião médica.
Fonte: D24am








