A polícia federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a ‘Operação Falso Positivo’ cumprindo mandado de busca e apreensão contra acadêmicos de medicina suspeitos de falsidade ideológica. De acordo com a instituição, a polícia federal cumpriu ao todo 16 mandados em seis municípios do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Segundo a Polícia Federal, os estudantes se inscreviam no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal para se passarem por pessoas de baixa renda, com o uso de documentos falsos, conseguindo assim serem contemplados com bolsas de estudos.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, os alunos ou seus pais receberam, de forma irregular, o Auxílio Emergencial, criado pelo governo federal para enfrentar os efeitos da pandemia em todo o país.

Doze pessoas, entre alunos e pais, já foram indiciadas no decorrer das investigações. Entre as provas usadas pela PF estão movimentações bancárias, obtidas por meio de quebra de sigilo, que seriam incompatíveis com uma pessoa que teria a renda baixa.

Os investigados poderão responder por crimes de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa.