Francimar do Nascimento Elias, de 63 anos, conhecido como ‘Maratá’, foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva por roubo ocorrido em um condomínio de luxo, no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital. Ele foi capturado, na manhã de quinta-feira (8), na rua Rio Mucuim, bairro São José Operário, Zona leste de Manaus.
De acordo com a delegada Déborah Barreiros, titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após o início das investigações sobre o crime ocorrido no dia 3 de outubro deste ano, foram identificados outros dois roubos com características parecidas em 18 de julho e 12 de setembro de 2020.
Este último já estava sendo investigado pela Seccional oeste e pela Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai). Diante da similaridade dos delitos, houve a troca de informações entre as unidades, o que culminou na identificação e pedido de prisão preventiva de Francimar.
“O crime cometido, em outubro, envolvia duas vítimas idosas, de 67 e 76 anos, as quais relataram que Francimar e outros dois indivíduos, ainda não identificados, entraram em sua residência pelo muro e agiram com violência, munidos de armas brancas. As vítimas informaram, também, que ele era idoso, mas era o mais violento de todos, e os demais o obedeciam. Eles levaram joias, dinheiro, uma arma de fogo e celulares das vítimas”, detalhou a titular do 19º DIP.
Ainda segundo Deborah, por se tratar de um crime cometido por pessoa idosa, o que não é comum, as equipes investigativas foram em busca de registros fotográficos de pessoas com idade entre 60 anos, que já tivessem passagem por crimes contra o patrimônio, para que as vítimas pudessem fazer o reconhecimento. Por meio desse método, as equipes policiais conseguiram identificá-lo.
O delegado Rodrigo Barreto, titular da 4ª Seccional oeste, informou que o infrator já é conhecido pela polícia por ter mais de 20 anotações criminais por conta de crimes contra o patrimônio em residenciais, sendo inclusive, preso em 2019 por realizar um furto em um condomínio de luxo.
Nessa ocasião, teria sido concedida a ele prisão domiciliar por causa da idade, porém três meses depois, ele já estava sendo novamente investigado. No momento em que ele foi localizado, o mesmo não estava utilizando a tornozeleira eletrônica.
“Neste último roubo ocorrido em outubro, o indivíduo já conhecia o condomínio por ter praticado roubos anteriormente no mesmo local. No delito, o indivíduo fez um buraco na parede do condomínio para ter acesso à área comum do residencial e se dirigir à casa da vítima e realizar o roubo”, informou Barreto.
Durante o cumprimento do mandado, na casa do idoso, não foram encontrados os itens roubados, mas foram achados muitos aparelhos domésticos e eletrônicos comprados recentemente que ainda continham as notas fiscais, mas em nome de uma pessoa que o idoso alegava não conhecer.
Alta periculosidade
A delegada-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, destacou o êxito de mais uma ação realizada pelos policiais. “Estamos aqui para apresentar para a sociedade o resultado de mais um trabalho exitoso da Polícia Civil. E mais um infrator de alta periculosidade foi preso. O nosso trabalho continua”, frisou Emília.
Procedimentos
Francimar será indiciado por roubo. Ao término dos trâmites cabíveis, ele será levado para a Central de Recebimento e Triagem (CRT) onde passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
Fonte: Em tempo








