O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Janja da Silva participam da cerimônia de protocolo entre Itaipu, Ministério da Educação e Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), na Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O acordo marca a retomada das obras do campus definitivo da universidade. A Itaipu Binacional, empresa comandada por Brasil e Paraguai, destinará R$ 600 milhões para o empreendimento. Essa parte da universidade está sendo construída em um terreno cedido pela empresa. Fica ao lado da Usina Hidrelétrica de Itaipu. | Sérgio Lima/Poder360 04.jul.2023

Brasil – “Que ano, 2023! Subimos, todas e todos, a rampa junto com o presidente @LulaOficial, recuperamos a economia, vimos nosso povo voltar a ter acesso à saúde, ao trabalho, aos estudos. Tentaram atacar a democracia das formas mais absurdas possíveis, mas provamos que a verdade, o respeito e o amor sempre falarão mais alto”, destacou a primeira-dama, Janja Lula da Silva, em mensagem no X, antigo Twitter.

No dia 1° de janeiro deste ano, Lula assumiu o cargo da Presidência da República em uma extensa cerimônia em Brasília, depois de um país devastado pela política bolsonarista. A ausência de Jair Bolsonaro (PL-RJ), que embarcou em uma viagem aos Estados Unidos na época, deixou tudo mais óbvio. Além disso, Lula subiu à rampa do Palácio do Planalto acompanhado de um grupo, representando a diversidade brasileira, momento simbólico nunca antes feito na posse de presidentes no Brasil.

Naquele dia, a faixa presidencial foi entregue por Aline Souza, presidente da Rede Centcoop (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis) do Distrito Federal. “O Brasil voltou para o mundo pela porta da frente e o nosso povo voltou a ser respeitado e viver com dignidade!”, declarou Janja em mensagem.

“Tivemos conquistas importantíssimas, como a recriação de diversos ministérios, a criação da Lei da Igualdade Salarial, o aumento no índice de vacinação infantil, a volta do Minha Casa, Minha Vida, da Farmácia Popular, do Mais Médicos e de tantos outros programas que mudaram e vão seguir mudando a vida da população.”

Segundo a socióloga, em 2023, “as brasileiras e brasileiros voltaram a sonhar e, mais do que isso, voltaram a realizar sonhos! Foi só o primeiro ano e sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente. Que em 2024 possamos, juntos, seguir no caminho da união, do respeito e do afeto para reconstruir nosso Brasil. Muito obrigada a todas e todos que tornaram esse ano um ano histórico e inesquecível. Um feliz Ano Novo de muita paz para todos nós!”, afirmou. Veja a mensagem completa abaixo:

Fonte: Revista Fórum