A pandemia do novo coronavírus fragilizou o cenário do mercado de trabalho desde a sua chegada. Com a reabertura total dos comércios e faltando apenas três meses para o fim do ano de 2020, as empresas reabrem as portas gradativamente aos trabalhadores que estiveram ausentes durante a quarentena. Entretanto, os que ainda não conseguiram uma nova oportunidade podem se preparar para os concursos públicos que virão.

Além de oferecer um salário de melhor remuneração há, também, chances de crescimento profissional. Alguns concursos públicos já publicaram os seus editais e, vale lembrar que essas bancas estão bem próximas de ocorrer, mesmo sendo em ano de eleição, não serão impedidas de acontecer. Segundo o especialista em concurso público, Renato Cabral, há apenas algumas restrições para a realização das provas nesse período.

“Em 90 dias antes das eleições inicia o período eleitoral. Nesse período, as nomeações para cargos públicos do ente federativo que fará a eleição (no caso desse ano, os municípios) ficam suspensas para evitar que se dê caráter político a essas nomeações,” explicou o especialista.

De acordo com ele, serão permitidas nomeações para reposição de serviços inadiáveis, como saúde e educação, por exemplo. Alguns cursos preparatórios da capital têm preparado candidatos para prestarem esses concursos, com as turmas específicas. O processo de preparação se faz importante já que a grande maioria deixa para estudar após a publicação dos editais que desejam, mas o prazo entre o edital e a prova é bastante curto.

“Normalmente este prazo é entre 60 e 120 dias, de um modo geral, tempo insuficiente para ver parte significativa do conteúdo programático. Por isso recomendamos o estudo com antecedência, antes mesmo de o edital ser publicado,” alerta o especialista Renato Cabral.

Outra dica é estudar com base em editais anteriores para aquele mesmo cargo de interesse do candidato. O concurso da Polícia Federal, por exemplo, cujo edital pode sair ainda em 2020, e teve uma prova recente em 2018, serve como base para aquele edital e iniciar a preparação para o deste ano.

Algumas disciplinas são recorrentes em concursos, tais como: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo e Direito Constitucional. São disciplinas que já podem ser estudadas com antecedência, antes mesmo de o edital ser publicado, porque após a publicação o candidato mais adiantado necessitará apenas de fazer alguns ajustes na sua preparação, passando a estudar disciplinas que ele ainda não vinha estudando.

Confira os concursos para o Amazonas:

Concursos com bancas selecionadas:

TCE/AM – FGV;
Semsa – IBFC;
PC/PA – AOCP;
PM/PA – Iades.

Concursos com comissão formada
PC/AM;
Amazonprev;
Manausprev;
Sepror/AM.

Segundo o professor Renato, além dos acima listados, tem muitos outros com boas perspectivas, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Sefaz/AM, MPE/AM.

Fonte: D24am