Um asteróide, com o tamanho aproximado de um campo de futebol, vai passar próximo a Terra nesta segunda-feira (14), conforme informou a Agência Espacial Americana (Nasa). A rocha espacial recebeu o nome de “2020 QL2” e deve atingir a velocidade de quase 38.620 km/h e chegar à distância de 6,8 milhões de quilômetros. A previsão é que o asteróide volte a se aproximar do planeta no dia 11 de maio do próximo ano.

A Nasa considera o asteróide potencialmente perigoso pela velocidade e proximidade com o planeta, porém informou que quase não há chances de a rocha atingir a Terra. Se continuar seguindo seu curso, a distância que o asteróide deve atingir do planeta será de aproximadamente dez vezes a distância entre a Terra e a Lua.

De acordo com a Nasa, o asteróide tem entre 53 metros e 120 metros, o tamanho aproximado de um campo de futebol. A rocha foi identificada pela primeira vez pela agência espacial no dia 14 de agosto deste ano e posteriormente em 3 de setembro. A rocha é considerada uma das maiores na lista de Objetos Próximos à Terra (NEO).

O QL2 faz parte de um grupo de cometas que cruzam o planeta Terra com período orbital inferior a 200 anos. Conforme relatório da Nasa, até 2044 a rocha ainda deve se aproximar da Terra e da Lua mais dez vezes. O asteroide também faz parte do grupo de Asteróides Potencialmente Perigosos, que tem a distância mínima de intersecção da órbita terrestre de 7,4 milhões de quilômetros, e tem o diâmetro superior a 460 pés (140,208 metros).

Fonte:D24am