Após aprovação do relatório do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira, dia 8, cassar o mandato da também deputada Flordelis. Ela responde como mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo.

Com isso, decisão final fica para o Plenário da Câmara dos Deputados, que deve votar a perda do mandato de Flordelis, sendo que para isso são necessários pelo menos 257 votos a favor da perda. Ainda não há data para a votação e Flordelis poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

A deputada responde no Ministério Público do Rio de Janeiro por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada.

No entanto, Flordelis não pode ser presa por causa da imunidade parlamentar, por meio da qual somente flagrantes de crimes inafiançáveis são passíveis de prisão. Com isso, perdendo o mandato, ela pode então ser presa.