Manaus –  Segundo informações dos bastidores da política no Amazonas, uma possível articulação da base aliada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) já tinha uma articulação em andamento há pelo menos dois meses, com o intuito principal de tirar de Amazonino Mendes a liderança do Podemos. Mendes já é considerado um pré-candidato ao governo do Amazonas nas eleições que devem acontecer no próximo ano.

Amazonino Mendes estava no partido Podemos desde março de 2020 e se filiou na legenda com o objetivo principal de disputar a eleição de 2020 para comandar a Prefeitura de Manaus, neste pleito Amazonino foi derrotado.

Em 2018,  ele também perdeu as eleições, quando tentou pleitear a vaga para Governador, disputando com Wilson Lima (PSC).

Com esta saída de Amazonino do Podemos,  o partido passa a ser comandado, novamente, por Abdala Fraxe, que foi ex-presidente regional da sigla até 27 de março de 2019, quando preciso passar as responsabilidades do cargo para o deputado estadual Wilker Barreto.

Nesta quinta (9), Wilker Barreto e Dermilson Chagas, também deixaram o Podemos. Os dois fazem parte do grupo de oposição ao Governo de Wilson Lima na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Após esta saída do partido, Dermilson Chagas, Amazonino Mendes e Wilker Barreto ainda não teriam um novo partido. Existem diversas conversas dos parlamentares com o DEM, partido do ex-deputado Pauderney Avelino, que na eleição do ano passado foi adversário político do trio.