SÃO PAULO – A sede da Bolsa de Valores, em São Paulo, foi ocupada por integrantes de movimentos sociais ocuparam nesta quinta-feira (23). O protesto é contra o desemprego, a inflação e a fome.

Segundo os manifestantes, o prédio da Bolsa de Valores foi escolhido para o ato porque, apesar do aumento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB), e consequentemente das ações das grandes empresas, a população de classes de renda mais baixa não foram beneficiadas pelo crescimento.

Com faixas e cartazes que diziam “Sua ação financia nossa miséria”, “Tá tudo caro e a culpa é do Bolsonaro”, “Brasil tem 42 novos bilionários enquanto 19 milhões passam fome”, “Tem gente ficando rica com a nossa fome”, o grupo também levou barracas para acampar no local.

Em junho, a B3 bateu recordes e chegou a acumular oito altas consecutivas na maior série de ganhos desde 2018. Mas isso não reflete o cenário econômico do país vivido pela população que sente no bolso o aumento da inflação e do desemprego, que atingiu em patamar histórico de quase 15 milhões de pessoas sem ocupação.