O Amazonas registrou uma queda no número de acidentes de trânsito incluindo os com com vítimas fatais, vítimas lesionadas e danos materiais. O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou que esse número é 51% menor nos últimos meses de julho e agosto. Enquanto em junho foram registrados 1.601 acidentes, em julho, foram 810 e em agosto, 399.

Os dados de acidentes de trânsito são uma somatória do número de acidentes com vítimas fatais, vítimas lesionadas e danos materiais.

Na comparação entre os meses de julho e agosto, todos esses indicadores tiveram redução no estado: o número de acidentes com vítimas fatais diminuiu 26%, o de vítimas lesionadas reduziu 49%, e o de danos materiais caiu 60% no Amazonas.

Ao atribuir o dado ao aumento de fiscalização, o órgão destacou a intensificação de fiscalização de trânsito.

Em Manaus, no comparativo junho-julho e julho-agosto, a redução foi de 50%. No interior, apesar de uma alta de 29% na comparação junho-julho, no período seguinte (julho-agosto) já houve uma queda significativa de 60% no número de acidentes de trânsito, informou o órgão.

O diretor-presidente do Detran, Rodrigo Sá, afirmou que com a retomada de uma vida perto do normal, com os carros novamente nas ruas, somente com fiscalização mais intensa esse número poderia chegar aos índices atuais, além do trabalho de educação e conscientização feito pelo Detran Amazonas e também pelas outras forças, como IMMU e o Batalhão de Trânsito da PM.

O Detran informou também um crescimento nos indicadores de acidentes fatais e de acidentes com vítimas lesionadas no comparativo junho-julho, embora a tendência geral desse tipo de acidente tenha sido de queda na análise de junho, julho e agosto. A expectativa da direção do órgão é fechar o ano dentro da média dos últimos três anos.

*Com informações do Portal do Holanda