MANAUS – Passou a valer na sexta-feira (1º) a lei que proíbe a distribuição gratuita de sacolas de plástico pelos estabelecimentos comerciais de Manaus. De autoria dos vereadores Fransuá (PV) e Glória Carratte (PL), o Projeto de Lei (PL) de nº 216/2020, que na teoria deve desestimular o uso do plástico e conscientizar a população sobre a preservação ambiental na realidade está se tornando um peso a mais no bolso dos manauaras.

Agora, os empresários manauaras cobram de entre 0,10 e 0,60 centavos, algo que antes era “de graça” (se discute que o preço da sacola já era embutido no valor dos produtos). O que tem causado muita confusão nos comércios e inúmeras reclamações nas redes sociais. Internautas dizem, por exemplo, que no grupo DB cada sacola custa R$ 0,10. Já no Veneza, o cliente precisa desembolsar mais R$ 0,60 por cada sacolinha.

Alguns estabelecimentos estão distribuindo caixas de papelão para os consumidores levarem suas compras. Outros aproveitam para vender ecobags, as sacolas reutilizáveis.

O projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus com voto favorável de todos os parlamentares. Os únicos vereadores que se opuseram foram Rodrigo Guedes e Willian Alemão.