BRASIL – Em conversa com apoiadores, no Palácio da Alvorada, nesta sexta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recuou em relação à pressão para implementar o voto impresso. Segundo ele, mesmo sem a aprovação da medida, as próximas eleições serão “justas” porque haverá participação das Forças Armadas.

“Sabe por que vai ser justa? Porque o ministro Barroso baixou portaria convidando as Forças Armadas. A gente vai participar de todo o processo. Aí não tem problema”, falou.

O presidente ainda disse que acham que ele “perdeu a briga” para Barroso, mas que isso não ocorreu. “O pessoal acha que eu perdi, mas eu não perdi aquela briga”, finalizou.

Barroso convocou a participação de um representante das Forças Armadas para integrar a comissão de transparência das eleições. A medida foi tomada após os inúmeros ataques do chefe do Executivo federal contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O intuito de Bolsonaro, com os ataques, era fortalecer a tese de necessidade de mudança do sistema eleitoral – do voto eletrônico para o impresso. Ele chegou a alegar fraude nas urnas, mas não conseguiu provar.