BRASÍLIA – Após passar dois anos sem partido, o presidente Jair Bolsonaro filia-se nesta terça-feira (30) ao Partido Liberal (PL), sigla comandada por Valdemar Costa Neto, político condenado no Mensalão. A cerimônia vai ocorrer a partir das 10h, no auditório do complexo Brasil 21, em Brasília (DF).

Foram as diversas mudanças de ideia do presidente nos dois anos que separaram sua saída litigiosa do PSL, após um racha com o comando do partido, e a oficialização do acordo com a legenda de Valdemar Costa Neto.

A dificuldade em definir o partido acompanhou Bolsonaro em praticamente toda sua carreira política. O PL será o nono partido de Bolsonaro desde 1989, quando foi eleito vereador no Rio de Janeiro. Mesmo antes da eleição de 2018, Bolsonaro chegou a definir sua entrada no Patriota, cancelada de última hora.

No início de novembro, a escolha se afunilou entre o PP, partido do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o PL, comandado pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto. Bolsonaro optou pelo segundo, em parte para evitar que seu novo partido se aliasse ao ex-presidente Lula, seu principal adversário nas eleições.

A filiação de Bolsonaro ao PL gerou reação de seus apoiadores, que lamentaram o acordo com o partido de Valdemar Costa Neto. Integrantes da oposição também relembraram um vídeo em que o presidente comenta sobre Valdemar, condenado pelo Supremo Tribunal Federal no escândalo do Mensalão.