Após um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), neste sábado (8), o médico Flávio Freitas, de 52 anos, compartilhou nas redes sociais uma publicação sua de 12 anos atrás, que mostra uma fotografia tirada por ele durante um passeio de barco pelo lago de Furnas. Na imagem é possível ver uma rachadura chamativa em um dos cânions da região, e na legenda um alerta: “Essa pedra vai cair”.

Segundo Freitas, que já visitou o município turístico duas vezes, não foi exatamente uma previsão, mas sim “uma constatação”. Isso porque, explica o médico de Ilhabela (SP), a rocha apresentava um aspecto “perigoso”. Ele ressalta que “não é geólogo, mas era realmente gritante”.

Conforme o engenheiro geotécnico Paulo Afonso, a foto indica que o local deveria ter sido internado há anos para que não recebesse turistas.

“Sim, é um sinal de perigo. Essa trinca está muito grande. Podemos comparar com esse senhor que aparece embaixo e observar que a largura é maior do que a espessura de uma pessoa. Podemos falar grosseiramente em mais de 30 cm”, explicou.

“É uma evidência, um sinal iminente de tombamento do bloco. Com uma trinca dessa magnitude ninguém poderia estar ali embaixo. Deveria haver uma linha de segurança, aqueles barris boiando informando que era uma região perigosa”, completou o engenheiro.