BRASIL – O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a reconstrução do Brasil precisa começar por garantir que as pessoas não passem fome e pelo direito ao estudo e trabalho. As declarações foram feitas na sua conta oficial do Twitter na manhã deste domingo, 16. Lula comentava trechos de entrevista recente ao jornal italiano Corriere Della Sera.

“Nos governos do PT, o Brasil foi um exemplo mundial de combate à miséria e à desigualdade, ao mesmo tempo em que chegou a ser a sexta maior economia do mundo”, disse Lula em referência aos avanços do país durante os governos dele e da ex-presidente Dilma Rousseff.

“Conseguimos erradicar a fome, gerar empregos, distribuir renda e criar oportunidades educacionais, elevando a qualidade de vida do conjunto da população”. Hoje, o país tem mais de 20 milhões de brasileiros na fome e 14 milhões de desempregados.

As declarações de Lula são feitas em meio às primeiras pesquisas eleitorais divulgadas em 2022, que confirmam o favoritismo do petista em vencer o pleito presidencial em outubro. Lula é cotado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) como candidato, apesar de ele mesmo ainda não confirmar se disputará a eleição.