Amazonas – Nesta quinta-feira (14/04), o Governo do Amazonas realiza uma edição especial do programa Peixe no Prato Solidário no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, com a entrega de pescado para mais de 25 mil pessoas. Esta é a segunda ação no bairro dentro da programação da Semana Santa, que visa garantir o alimento à população nesse período.

A entrega está ocorrendo no Centro de Educação de Tempo Integral Cíntia Régia, desde as 7h da manhã. Com essa ação de hoje, cerca de 80 toneladas de pescado foram distribuídas para a população em Manaus e no interior, nessa semana.

Inserido no Programa de Assistência Familiar (PAF), o Peixe no Prato Solidário é coordenado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), vinculada à Secretaria de Produção Rural (Sepror), realizado em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). As ações foram intensificadas na Semana Santa, quando o consumo do pescado aumenta por conta das tradições religiosas que antecedem a Páscoa.

“Isso também regula o preço do pescado, principalmente na Semana Santa. Hoje a gente tem um peixe com um valor bastante caro para aquela população mais carente. E a gente, com essa entrega, começa a nivelar o preço do pescado para aquele que mais precisa, que é o consumidor final”, destacou Leocy Cutrim, secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror.

Interior – Além da capital amazonense, a população do município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros da capital) também foi beneficiada com a distribuição de três toneladas de pescado. A ação ocorreu na segunda-feira.

Nesta quarta-feira (13/04), outras três toneladas foram distribuídas em Carauari (a 788 quilômetros de Manaus).