A Confederação Brasileira de Paraquedismo suspendeu temporariamente as atividades de salto no Aeroclube do Amazonas até a conclusão da investigação do acidente ocorrido no dia 15 deste mês em Manaus que deixou uma paraquedista de 23 anos morta e um desaparecido. Conforme a entidade, a suspensão tem prazo máximo até o dia 15 de maio.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (22), o presidente da entidade, Uellinton Mendes de Jesus, afirma que a suspensão das atividades em Manaus considera a quantidade de depoimentos a serem colhidos para elaboração do relatório de investigação e em respeito aos “atletas filiados, à sociedade civil e aos familiares dos envolvidos na ocorrência”.

A confederação afirma que está se esforçando para buscar uma prática de paraquedismo cada vez mais seguro no Amazonas e informou que destinará recursos financeiros no limite de suas possibilidades para auxiliar nas buscas pelo advogado Luiz Henrique Cardelli, de 33 anos, um dos paraquedistas que caiu no Rio Negro e que continua desaparecido.

No dia do acidente, o grupo saltou por volta de 15h. As rajadas de vento dificultaram o pouso em terra firme e Ana Carolina Silva, de 23 anos, e Luiz Henrique Cardelli caíram no rio e ficaram desaparecidos. No dia seguinte, um grupo de voluntários encontrou o corpo de Ana no distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

As buscas por Cardelli mobilizam já mobilizam dezenas de pessoas, entre eles militares e voluntários. Familiares do advogado oferecem recompensa de R$ 20 mil a quem encontrar o advogado com vida. O aumento no prêmio foi confirmado pelo advogado e amigo Leonardo Menezes na última quarta-feira (20).

Leia a nota na íntegra:

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PÁRAQUEDISMO – CBPq, por meio do Presidente UELLINTON MENDES DE JESUS, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 11, Incisos I e III do Estatuto da Entidade:

Considerando a quantidade de depoimentos a serem colhidos para elaboração do RELIA referente à ocorrência do dia 15 de abril de 2022 em atividade de salto no Aeroclube do Amazonas, Manaus-AM;

Considerando que todas as escolas filiadas presentes no dia da ocorrência estão regulares e em dia com a FAP e CBPq;

Considerando o profundo respeito aos atletas filiados, à sociedade civil e principalmente aos familiares dos envolvidos na ocorrência;
Considerando que a FAP e a CBPq não medirão esforços para buscar uma prática de paraquedismo cada vez mais seguro para seus filiados;

RESOLVE:
Artigo 1º- Determinar a suspensão temporária das atividades de salto no Aeroclube do Amazonas, na cidade de Manaus-AM até a finalização do Relatório de Investigação de Acidente – RELIA, limitado a 30 (trinta) dias a partir da data da ocorrência, ou revogação desta portaria;

Artigo 2º – A CBPq, a exemplo da FAP, destinará recursos financeiros no limite de suas possibilidades para auxiliar nas buscas em andamento.

Esta Portaria entra em vigor a partir desta data. Publique-se. Arquive-se.

Boituva, SP, 22 de abril de 2022