O número recorde de castrações realizadas pelo Castramóvel, está sendo comemorado pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil), idealizadora do projeto e da emenda que garantiu sua viabilidade.

De acordo com a  Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o Castramóvel chegou a marca de 4.179 procedimentos realizados na Capital e no Interior do Estado do Amazonas, no período entre 2021-2022.

Em Manaus já foram 3.696 sendo já contemplados 7 bairros (Parque dez, Coroado, Cidade Nova, Monte das Oliveiras, Japiim, Novo Israel e Distrito Industrial), e no Interior 483 (Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Autazes e Careiro da Várzea).

Fico muito feliz por ver que a nossa luta está dando resultados. Isso é prova de que estamos no caminho certo. Estamos avançando, mas quero e vou castrar muito mais para que possamos dar maior qualidade de vida dos cães e gatos que já existem e evitar a proliferação de doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos, comemora.

São três unidades móveis de castração adquiridas com recursos de emendas impositivas destinadas pela deputada. O serviço oferecido é gratuito e tem como principal objetivo o controle populacional dos animais no município, como medida para evitar o abandono de animais.

As unidades são administradas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).