O vice-presidente da república, Hamilton Mourão esteve visitando a capital amazonense na última quinta-feira (30) e na ocasião criticou a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), feita pelo governo federal. De acordo com o general a medida ameaça os empregos gerados pelo modelo econômico da Zona Franca de Manaus.

‘A gente percebe que a Zona Franca vem se reinventando. Toda vez que se faz renúncia fiscal, ela tem que dar um retorno e eu julgo que o retorno dado pela zona Franca de Manaus é positivo porque gera mais de 100 mil empregos. Então, eu acho que a redução do IPI não foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado, mas é um assunto que ainda pode ser retomado’, destacou o vice-presidente.

A afirmação do vice-presidente vai contra o que diz o próprio presidente Bolsonaro. Em visita a Manaus nos dias 28 de maio e 18 de junho, o chefe do Executivo defendeu que o governo federal “jamais” atingiria a Zona Franca. “Ninguém perderá nada aqui reduzindo impostos, como, por exemplo, o IPI”, afirmou o presidente, na capital do Amazonas.

Durante a coletiva, o vice-presidente ressaltou ainda que em algum momento determinadas atividades deixarão de ter isenção, mas não agora. ‘É um assunto que ainda pode ser estudado e óbvio que com o passar do tempo algumas dessas atividades deixarão de ter a isenção, mas não no presente momento em que estamos vivendo’.