AMAZONAS – Na madrugada desta terça-feira (8/11), o candidato derrotado ao Senado Alfredo Menezes (PL) divulgou em suas redes sociais uma fake news contra o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), com o objetivo de instigar apoiadores de Bolsonaro a ficarem contra o prefeito.

Após ter fracassado em suas tentativas eleitorais, Menezes também foi derrotado em 2020 por David Almeida na disputa pela prefeitura e, após perder a corrida pelo Senado nas eleições deste ano, já começa a fazer campanha para a eleição municipal de 2024.

No vídeo manipulado, David afirma que vai propor o Título de Cidadão do Amazonas ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e membro do Supremo Tribunal Federal (STF). A fala de Almeida, no entanto, aconteceu no começo do ano, no contexto da batalha judicial travada entre políticos do Amazonas e o governo federal em torno dos decretos do IPI que prejudicam a Zona Franca de Manaus.

Menezes, sabendo disso, tenta colocar a fala na conjuntura atual, em que Moraes é alvo dos bolsonaristas em protestos antidemocráticos em todo o país. Ou seja, o coronel tenta tirar eleitorado de David Almeida em 2024 colando a imagem do prefeito ao ministro – fazendo dele também um alvo de rechaça dos bolsonaristas. Assim, ele despontaria como o representante do grupo e ganharia eleitores na busca de concretizar seu projeto de poder que até hoje não saiu dos sonhos.