Brasil – O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão de Sikêra Jr, além do pagamento de multa, no valor de R$ 200 mil, por crime de racismo.

O MPF afirma que Sikêra Júnior extrapolou os limites da liberdade de expressão e violou o direito da mulher ao usar os termos como “vagabunda”, “preguiçosa” e “venta de jumenta” ao se referir à vítima durante um programa de TV exibido em 2018.

Procurada, a equipe de Sikêra Júnior não deu respondeu ao contato da reportagem do UOL.

O que aconteceu para Sikêra Jr ter um pedido de prisão?

O apresentador usou termos racistas e misóginos contra uma jovem negra durante a apresentação do “Cidade em Ação”, da TV Arapuã, afiliada da RedeTV na Paraíba. O caso aconteceu em junho de 2018 e a denúncia foi protocolada na última segunda-feira, 30.

Ele também viu que a vítima não tinha unhas pintadas e disse que a “mulher que não pinta a unha é sebosa”.

O órgão declarou que o apresentador cometeu crime de racismo “pois praticou discriminação e preconceito racial de gênero por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, cuja pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa”.

O crime de racismo, de acordo com a Constituição Federal, é inafiançável e imprescritível. A ação vai ser julgada na 16ª Vara Federal da Paraíba que, por enquanto, não tem um acordo encaminhado com o apresentador.

Sikêra Júnior postou nas redes sociais um print da informação do pedido de prisão, no entanto, não escreveu nada sobre a denúncia.