BRASIL – Por determinação do ministro Flávio Dino, a Polícia Federal instaurou inquérito policial para investigar a proliferação de células neonazistas no Brasil. O fenômeno teve crescimento no país a partir de 2016 e ganhou força com a ascensão da extrema direita ao poder.

A ação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública acontece em resposta ao massacre de ocorrido na cidade de Blumenau (SC). Um homem de aproximadamente 25 anos de idade invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, matou quatro crianças e feriu outras três. A Polícia Civil informou que o autor do atentado foi preso após se entregar na central de plantão policial da região.

Ação Interministerial

Nesta quarta-feira (5), o presidente Lula convocou uma reunião emergencial com os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública); Camilo Santana (Educação); Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania); e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), para tratar do massacre. Na reunião, Lula assinou decreto interministerial para instalação de grupo de trabalho a fim de elaborar uma política nacional de combate à violência nas escolas.

Sobre a tragédia, o presidente se manifestou nas redes sociais: “Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor. Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse”.