Redes Sociais – A Netflix anunciou, nesta terça-feira (18), o fim do “DVD.com” nos EUA, o serviço pioneiro que ajudou a empresa a se tornar a maior referência em serviço de streaming. Como um “delivery” de DVDs, a empresa entrega discos alugados por correio desde 1998 e agora encerra essa atividade.

“Nosso objetivo sempre foi fornecer o melhor serviço para nossos membros, mas como o negócio continua diminuindo, isso se tornará cada vez mais difícil”, diz o comunicado publicado pelo CEO Ted Sarandos. “Portanto, queremos sair em alta e enviaremos nossos discos finais em 29 de setembro de 2023”.

De acordo com os dados oficiais da Netflix, o serviço chegou a ter mais de 16 milhões de inscritos simultâneos no país durante o seu auge. Os clientes recebiam os DVDs escolhidos por correio em um envelope vermelho. Na época, locadoras ainda não se sentiam tão ameaçadas pela empresa, especialmente a Blockbuster, maior rede de locação de VHS e DVDs da época.

A transmissão online como nós conhecemos hoje começou apenas em 2007, mas o aluguel de DVD ainda era o principal serviço da empresa. O Brasil não chegou a receber o delivery, conhecendo o serviço já como streaming em 2011.

Durante os 25 anos de serviço, foram 40 milhões de pagantes e 5,2 bilhões de discos alugados – só nos EUA. Segundo a Associated Press, a Netflix deixou de divulgar o número atual de assinantes do serviço de DVD, mas sabe-se que ele gerou US$ 145,7 milhões em receita no último ano, o que significa algo entre 1,1 milhão e 1,3 milhão de assinantes atualmente – hoje, o streaming possui 232,5 milhões de pagantes no mundo inteiro.

A Netflix ainda informou que o primeiro DVD alugado foi o do filme “Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem”, em 10 de março de 1998. Curiosamente, o título não está disponível na plataforma. No Popverso CNN exibido nesta quarta-feira (19), Mari Palma e Phelipe Siani trouxeram informações sobre o assunto:

“Nos sentimos muito privilegiados por poder compartilhar noites de cinema com nossos membros do DVD por tanto tempo, muito orgulhosos do que nossos funcionários alcançaram e empolgados em continuar agradando os fãs de entretenimento por muitas décadas”, escreveu Ted Sarandos. “A todos que já adicionaram um DVD à fila ou esperaram na caixa de correio a chegada de um envelope vermelho: obrigado”.

Fonte: CNN