Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne-se nesta terça-feira (2) com o congênere argentino Alberto Fernández no Palácio da Alvorada. O encontro, às 17h, também contará com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, e dos chanceleres das duas nações (Mauro Vieira, do Brasil, e Santiago Cafiero, da Argentina). Na reunião, eles devem discutir a proposta brasileira de garantir financiamento às empresas brasileiras que vendem para o vizinho sul-americano. Essa era uma demanda dos argentinos.

A possibilidade foi colocada pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, em entrevista ao canal de TV “GloboNews”.

“A gente vem discutindo há algum tempo o que a gente chama de crédito para exportação. Na verdade, é um financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina, e são essas empresas (argentinas) que importam serviços e mercadorias do Brasil”, afirmou.

Galípolo ainda disse que a estratégia busca compensar a perda de espaço na balança comercial com os argentinos, que passaram a negociar com a China. O país asiático tem atuado garantindo financiamento e meios de pagamento que permitam as compras por parte dos argentinos.

A reunião entre Lula e Fernández se dá no momento em que a Argentina enfrenta grave crise econômica com forte desvalorização do peso frente ao dólar e uma inflação anual acima de 100%.

Fonte: O TEMPO