A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou uma reunião com representantes do Amazonas Futebol Clube nesta quarta-feira (11/10), para reforçar orientações de segurança sanitária para a partida que irá acontecer no próximo domingo (15/10), na Arena da Amazônia, contra o Brusque Futebol Clube, de Santa Catarina, na primeira disputa da final da Série C do Campeonato Brasileiro.

O encontro permitiu reforçar uma série de orientações preventivas sobre segurança sanitária para os representantes do clube amazonense, a fim de garantir a preservação da saúde e bem-estar do público nos jogos, que tem registrado um crescimento expressivo nas últimas partidas, tendência que deve ser manter com o acesso do Amazonas FC à Série B do campeonato conquistado no último sábado.

“O que nós estamos propondo aqui é um trabalho que já realizamos em diversas outras circunstâncias, como nas ações de orientação em supermercados, shoppings, feiras municipais e lanchonetes de café da manhã da cidade. Recebemos a diretoria do Amazonas FC nesta manhã para prestar orientações sanitárias importantes, já que a tendência é termos eventos de grande porte do clube em Manaus. Queremos que eles sejam bem-sucedidos não apenas do ponto de vista das arquibancadas lotadas ou de partidas emocionantes, mas também como ações bem organizadas, em que o público tenha a garantia de encontrar instalações físicas e pontos de venda dentro dos padrões recomendados pelas normas sanitárias”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

Para o diretor do Amazonas FC, Márcio Ney Oliveira, que representou o clube na reunião junto com o responsável por eventos da agremiação, Anderson Souza, o encontro de hoje mostrou a preocupação da Prefeitura de Manaus com a segurança do público em sentido amplo, mostrando também a importância das ações de segurança sanitária.

“Pudemos aprender mais sobre como receber a população com padrões adequados de proteção da saúde e higiene em eventos de grande porte. Sabemos que nos encontramos em uma posição de grande responsabilidade com o acesso à Série B, com públicos maiores, então é fundamental poder receber orientações sobre como planejar eventos em que haja o mínimo de riscos à população. E é isso o que queremos nos jogos do Amazonas: a construção de um ambiente favorável a todos os torcedores, em que as pessoas possam adentrar o estádio sentindo-se protegidas”, afirma.

Além do diretor Ewerton e dos representantes do Amazonas FC, também participaram os responsáveis pelas gerências da Visa Manaus e representantes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), incluindo o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da instituição, Jackson Alagoas.

Ao fim do encontro, os representantes do Amazonas FC receberam um checklist com vários itens que devem ser observados na preparação de eventos de grande porte, para auxiliar o clube na preparação de seus próximos eventos.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].