BRASIL – O presidente Lula (PT) assinou decreto nesta quinta-feira (19) autorizando a entrada de 249 militares das Forças Armadas dos Estados Unidos no Brasil. Os soldados norte-americanos devem participar de uma operação militar inédita no Brasil. Entitulada como ‘Core 23’ (Combined Operation and Rotation Exercise), o exercício militar acontecerá em território amazônico.

Entre 24 de outubro até o dia 20 de novembro, militares estadunidenses e brasileiros participarão de treinamentos no Pará e no Amapá, trocando experiências e táticas de defesa.

“As tropas dos dois países irão compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos”, informa comunicado oficial do Exército Brasileiro sobre o exercício militar.

Além da presença das tropas americanas, o governo brasileiro também autorizou o ingresso do contingente com armamentos e outros equipamentos militares.