Brasil – A deputada estadual Renata Souza (Psol-RJ) acusou a inteligência artificial (IA) de “racismo algorítmico”, nesta quinta-feira, 26, depois de gerar uma imagem dela própria aos moldes dos desenhos da Pixar.

De acordo com Renata, a arte produzida pela IA exibiu uma mulher negra, na favela, segurando uma arma, diferentemente daquilo que ela teria pedido. Muitas pessoas nas redes sociais têm aderido à moda mais recente da internet: criar retratos de si no universo do estúdio da Disney.

“Em um mundo forjado pela branquitude, que tem o domínio sobre as tecnologias, a reprodução da estrutura racista se dá em todos os espaços e ferramentas”, disse a parlamentar. “Não há isenção ou imparcialidade, é claramente racismo algorítmico. Enquanto presidenta da CPI do Reconhecimento Fotográfico, observo o quanto pessoas negras podem ser vitimadas por mecanismos, como o reconhecimento facial, mesmo sendo inocentes.”

Conforme a parlamentar d Psol, a ferramenta de busca Microsoft Bing produziu a imagem da inteligência artificial criticada por ela. Renata disse ter entrado em contato para buscar “um canal de diálogo” com a empresa. Segundo a deputada, ela também “reforçou” que situações como essa ajudam a fortalecer a “estrutura racista, criminalizando corpos e territórios negros”.

Via: Revista Oeste