Brasil – O presidente da Guiana, Irfaan Ali, fez uma transmissão ao vivo para a nação para dizer que marcou uma reunião com Nicolás Maduro para a próxima quinta-feira (14).

Irfaan Ali deixou claro que a anexação da região de Essequibo é “inegociável” e que “não haverá compromisso” da parte dele em ceder 70% do país para a Venezuela.

De acordo com o site Guyana Chronique, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará presente na reunião que acontecerá na ilha São Vicente e Granadinas, no sul do Caribe, com a presença também de chefes de Estado da Comunidade do Caribe (Caricom), um Subsecretário Geral das Nações Unidas e membros da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

– Este assunto está perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ) e é aí que será resolvido. Não há negociações sobre isso, não há compromisso sobre isso. Como sabem, a CIJ já emitiu ordens que apelam à Venezuela para garantir que o status quo permaneça – declarou Irfaan Ali.

O líder guianense tem apoio de importantes líderes internacionais nessa questão, entre eles o governo dos Estados Unidos. O governo de Trinidad e Tobago também se manifestou a favor da Guiana.

Fonte: Pleno News