Nesta sexta-feira (24), um jovem de 19 anos foi preso no bairro Centro, em Canutama, no Amazonas, sob a acusação de tráfico de drogas e maus-tratos a animais. A prisão ocorreu após a polícia cumprir um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, onde foram encontradas drogas e um macaco em condições deploráveis.

De acordo com o delegado Weslei Silva, da 62ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), a operação visava desmantelar uma rede de comércio de drogas na região. Durante a busca, os policiais encontraram 32 gramas de oxi, 26 gramas de maconha, oito trouxinhas de uma substância que aparentava ser oxi, e R$ 1,9 mil em espécie. Além disso, foram apreendidos apetrechos para embalar drogas, um aparelho celular, alimentos e utensílios de cozinha considerados produtos de receptação, além de cinco relógios.

Um macaco, que estava sendo mantido em situação de maus-tratos, foi encontrado no local. Segundo o delegado, o animal estava com uma corda amarrada na cintura, o que causava ferimentos visíveis. “Durante as buscas, foi possível apreender 32 gramas de oxi, 26 gramas de maconha, oito trouxinhas de drogas com aparência de oxi, uma quantia de R$ 1,9 mil em espécie, apetrechos para embalar drogas, um aparelho celular, alguns alimentos e utensílios de cozinha, que são objetos de receptação, cinco relógios e o animal”, detalhou o delegado.