epa05104091 Venezuelan President Nicolas Maduro speaks at the National Assembly in Caracas, Venezuela, 15 January 2016. Maduro presented his 'Report and Accounts' or annual budget to Parliament. EPA/MIGUEL GUTIERREZ

Nesta segunda-feira (22), o presidente do Legislativo venezuelano e chefe de campanha do chavismo, Jorge Rodríguez, questionou o pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o governo de Nicolás Maduro respeite o resultado das urnas nas eleições marcadas para o próximo domingo (28).

“Como não vamos respeitar os resultados se vamos ganhar, irmão? Claro que vamos respeitar. Não somente vamos respeitar, como vamos comemorar nas ruas com o povo da Venezuela”, disse Rodríguez, ao ser questionado em coletiva sobre a fala de Lula a respeito da importância de Maduro respeitar o processo democrático.

Rodríguez afirmou não ter lido a declaração de Lula, mas enfatizou que responderia ao jornalista e a qualquer pessoa com dúvidas de que o presidente venezuelano irá respeitar e “comemorar os resultados junto com seu povo”.

Nesta segunda-feira, Lula declarou a agências internacionais que ficou “assustado” com a fala de Maduro sobre um possível “banho de sangue” na Venezuela caso o chavismo não vença as eleições.

“Quem perde as eleições toma um banho de voto. O Maduro tem que aprender: quando você ganha, você fica; quando você perde, você vai embora”, afirmou Lula.