O Palácio do Planalto divulgou uma nota de pesar do presidente Lula pela morte do escritor amazonense Márcio Souza, ocorrida nesta segunda-feira (12).

Na nota, o presidente destacou que Márcio Souza foi um dos mais importantes intelectuais da Amazônia. Jornalista, cineasta, diretor de teatro e ópera, e escritor, Márcio foi autor de obras notáveis, incluindo o romance Mad Maria, que narra a construção da ferrovia Madeira-Mamoré e foi adaptado para uma minissérie de televisão.

Além de sua prolífica carreira literária, Márcio Souza teve uma trajetória marcante em instituições culturais, dirigindo o Departamento Nacional do Livro (DNL), a Biblioteca Nacional e presidindo a Fundação Nacional de Artes (Funarte) durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2003. Também foi professor, escritor residente e palestrante em universidades ao redor do mundo.

Com quase 40 livros publicados, sua obra explorou temas como o papel social do escritor e do cineasta durante o regime militar, deixando uma marca significativa na cultura brasileira.

“Meus sentimentos aos familiares, amigos e leitores de Márcio Souza”, expressou o presidente Lula em sua nota de condolências.