Na última terça-feira (27), a juíza Aline Kelly Ribeiro Marcovicz Lins, da 4ª Vara Criminal de Manaus, decidiu revogar a absolvição das influencers Isabelly Aurora Simplício e Aynara Ramilly Oliveira da Silva. A decisão ocorreu após o Ministério Público do Amazonas apresentar um recurso de embargos de declaração, questionando a sentença anterior que havia absolvido as duas de acusações relacionadas a rifas falsas.

O promotor Carlos Fábio Braga Monteiro apontou uma contradição na decisão anterior, que reconheceu a confissão das acusadas, mas as absolveu com base na falta de provas. A juíza identificou a inconsistência e concordou com o MP, uma vez que havia evidências suficientes nos autos.

A nova decisão anulou a absolvição por rifas ilegais e determinou a reclassificação da infração como contravenção penal. O caso será encaminhado ao Juizado Especial Criminal para continuar o processo.

Operação Dracma

As investigações, que duraram cerca de cinco meses, descobriram que as influencers estavam envolvidas na promoção de sorteios não registrados através das redes sociais, escondendo e ocultando os valores arrecadados para dificultar a fiscalização pelo Ministério da Economia.