
Manaus – O estudante João Sena de Alencar, do Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros, em Manaus, conquistou medalha de ouro na da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), em Santa Maria (RS).
O evento foi organizado pela Universidade Federal de Santa Maria em colabora (UFSM) em colaboração com dezenas de instituições de todas as Unidades da Federação, nos dias 17 a 20 de outubro.
A princípio, João Alexandre (18 anos), aluno do 3° ano do ensino médio, também foi medalha de ouro da seção regional (região Norte) da Olimpíada Nacional de Filosofia.
A alegria do estudante pela conquista da premiação é justamente fruto do tema “Felicidade”, que surgiu do tópico apresentado pela competição. Segundo Alexandre, falava da alegria e da tristeza em relação ao mundo.
“Esse tema já corroborava com uma das ideias que eu queria muito tratar que era a questão da felicidade. Um tema que eu acho importantíssimo. A forma como eu construí o argumento, ele de certa forma é um complemento muito bom pro primeiro texto que eu tinha feito, que é justamente o da olimpíada regional. Esse primeiro texto falava de liberdade. Se o homem tinha livre arbítrio. Ou se existiria um determinismo que faria com que o homem não tivesse escolha de nada. Eu ia trazer as duas potências do ser humano de inteligência e de vontade, que eu já tinha tratado no primeiro texto. Como o ser humano pode usar disso pra ser feliz”, explica.
O professor Huerbert Santos é professor de Filosofia do João Alexandre, que o acompanhou até o Rio Grande do Sul. Conforme ele, o estudante sempre se destacou nesse campo de estudo.
“Sou professor do João Alexandre desde o 7⁰ ano do fundamental, ele sempre gostou muito de ler e se destacava no campo da Filosofia. Tem uma boa redação, desenvolve argumentos coesos com profundidade e lógica”, revela.
Assim sendo, João Alexandre se classificou para a 33ª Olimpíada Internacional de Filosofia (Bari/2025). Ele disse que até à realização desse evento vai se dedicar para escrever o texto em espanhol ou inglês e dar o seu melhor.