O presidente Lula antecipou seu pronunciamento de Natal à nação, que será transmitido às 20h30 desta segunda-feira, 23 de dezembro. O vídeo, com duração de 3 minutos e 20 segundos, foi produzido pelo publicitário Sidônio Palmeira. O comunicado oficial da Rádio Gov convocou a Rede Nacional Obrigatória de Rádio e Televisão para a exibição.

No pronunciamento, Lula deve fazer um balanço do segundo ano de seu governo e desejar um Feliz Natal aos brasileiros. O presidente, que recentemente passou por duas cirurgias no crânio após uma queda no Palácio da Alvorada em outubro, segue em recuperação.

No Natal de 2023, Lula destacou o retorno de um “governo de verdade” ao Brasil, criticou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro e pediu união e harmonia ao país.

Sidônio Palmeira cotado para integrar o governo Lula

Sidônio Palmeira, responsável pela produção do pronunciamento, é cotado para assumir a Secretaria de Comunicação (Secom). O atual ministro, Paulo Pimenta, deve deixar a pasta para retornar ao Congresso Nacional, possivelmente como líder na Câmara.

Palmeira, marqueteiro da campanha presidencial de Lula em 2022, também trabalhou na produção de um recente vídeo ao lado de Gabriel Galípolo, que assumirá a presidência do Banco Central em 1° de janeiro de 2025. Na gravação, Lula afirmou que Galípolo trará “uma lição de como se governa o Banco Central”, classificando sua chegada como um “presente” e uma “novidade” para o Brasil.

“Estamos mais convictos do que nunca de que a estabilidade econômica e o combate à inflação são essenciais para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras”, enfatizou o presidente.