A Agência Espacial Europeia (ESA) identificou um asteroide recém-descoberto, chamado 2024 YR4, que pode colidir com a Terra em dezembro de 2032, caso sua trajetória se mantenha. Detectado em 27 de dezembro de 2024, ele tem entre 40 e 100 metros de diâmetro. No entanto, especialistas afirmam que não há motivo para preocupação no momento, pois a chance de impacto é de apenas 1,2%.

O asteroide foi encontrado pelo telescópio Atlas, no Chile, e desde então está sendo monitorado por instrumentos mais avançados, como o Very Large Telescope (VLT), em Cerro Paranal. Se o risco de colisão continuar acima de 1% até 2028, a Rede Internacional de Alerta de Asteroides (IAWN) e o Grupo Consultivo de Planejamento de Missões Espaciais (SMPAG) devem iniciar estratégias de resposta, que incluem desvio de rota ou medidas para minimizar um possível impacto.

A trajetória do 2024 YR4 ainda é incerta devido à sua órbita altamente alongada, tornando impossível prever o ponto exato de um eventual impacto. Monitoramentos futuros ajudarão os cientistas a entender melhor sua rota e dimensão.

Agências espaciais já realizam testes para evitar colisões desse tipo. Em 2022, a NASA lançou a missão DART, que conseguiu, pela primeira vez, desviar a rota de um asteroide a 11 milhões de quilômetros da Terra.