
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar possíveis falhas de transparência do Palácio do Planalto, após a recusa no repasse de informações envolvendo o presidente Lula (PT) e seus familiares.
Entre os pontos investigados estão a quantidade de assessores à disposição da primeira-dama, Janja da Silva, e a justificativa para a imposição de sigilo de 100 anos sobre a visita dos filhos do presidente ao Planalto. Os procuradores também buscam esclarecimentos sobre o uso do helicóptero presidencial e os gastos com alimentação no Palácio da Alvorada.
De acordo com a portaria do MPF, o objetivo é apurar supostas irregularidades na Presidência da República, incluindo a restrição de acesso a essas informações.
Em nota, o Planalto afirmou estar “absolutamente seguro quanto à regularidade e transparência dos atos” e declarou estar à disposição do MPF para prestar os esclarecimentos necessários.