Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e produtores rurais do setor do algodão, durante reunião no Palácio do Planalto. | Sérgio Lima/Poder360 - 08.nov.2023

A avaliação do governo Lula pelo mercado financeiro foi considerada negativa por 88% dos entrevistados em pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 19. O levantamento anterior, de dezembro, indicava insatisfação ainda maior, de 90%.

A pesquisa, que contou com 106 entrevistas realizadas com gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi realizada por meio de questionários online entre os dias 12 e 17 de março.

A avaliação positiva do governo Lula aumentou de 3% para 4% entre dezembro e março, enquanto a percepção de que a administração é regular subiu de 7% para 8%, de acordo com o estudo.

Para 64% dos entrevistados, a alta nos preços dos alimentos é o principal fator para a queda de popularidade de Lula, seguida por 56% que citam os equívocos na política econômica e 41% que apontam o aumento de impostos.