Manaus – Um vídeo publicado pelo influenciador digital Abner Brasil gerou revolta entre internautas amazonenses nesta semana. No conteúdo, o criador afirma que “o estado do Amazonas é o lugar mais perigoso do Brasil pra uma criança viver”, declaração que vem sendo duramente criticada por conter informações falsas.

Para embasar sua fala, Abner compartilhou uma matéria intitulada “Desnutrição, abusos e mortes fazem da Amazônia o pior lugar do Brasil para ser criança”. No entanto, o conteúdo da reportagem original se refere ao município de Breves, no estado do Pará — e não ao Amazonas, como sugerido por ele.

Nas redes sociais, diversos usuários cobraram responsabilidade do influenciador. “FAKE NEWS! A matéria que você colocou no seu vídeo fala sobre Breves, no estado do Pará. Tenha responsabilidade com seus conteúdos. Cadê suas denúncias no MP sobre essa informação que você está expondo?”, escreveu um internauta.

A publicação reacendeu o debate sobre a disseminação de notícias falsas nas redes sociais em troca de engajamento e likes, e o papel de influenciadores na construção de narrativas equivocadas que prejudicam a imagem de regiões inteiras.

Confira aqui a publicação fake!!!