Faltando poucos dias para o Festival de Parintins, a Azul Linhas Aéreas divulgou um balanço positivo das ações planejadas para fortalecer a operação durante o evento, que neste ano acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho. Em entrevista exclusiva ao GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO, o gerente de Relações Institucionais da companhia, César Grandolfo, destacou que a demanda superou as projeções iniciais. “Registramos um aumento de 51,4% nas vendas para a ilha em relação a 2024. É um resultado extraordinário, que reafirma a força do festival como expressão cultural nacional”, afirmou.

Nos dias de maior movimento, a taxa de ocupação dos voos já ultrapassa os 90%. Junho concentra 42% de todos os bilhetes emitidos para Parintins ao longo do ano. Com isso, 85% das passagens disponíveis já foram vendidas, e os dias 27 e 28 estão com lotação esgotada na plataforma da companhia.

No transporte de cargas, entre janeiro e maio, a Azul movimentou 39 toneladas com destino a Parintins — três a mais que no mesmo período do ano passado. Desse total, 29 toneladas são de produtos farmacêuticos e cinco de itens de vestuário, incluindo 500 quilos de tecidos destinados à torcida do Boi Caprichoso. As remessas saíram de várias cidades do país, com destaque para São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Varginha (MG), Holambra (SP) e Cachoeirinha (RS).

“Parintins mostra como a aviação pode ser um motor de desenvolvimento. Ao integrar diversas frentes de atuação, participamos ativamente da construção do Festival — um dos maiores símbolos da cultura brasileira. Isso inclui reforço na malha aérea, apoio logístico e promoção do destino via nossa operadora de turismo. Toda essa operação especial é fruto de meses de planejamento e do compromisso da Azul com a conectividade no Amazonas”, pontuou Grandolfo.

Neste ano, entre os dias 25 de junho e 1º de julho, a Azul terá 196 voos extras para Parintins, somando 13 mil assentos adicionais. Isso representa um crescimento de 28% no número de decolagens em comparação com 2024 — média de quase um voo por hora em cada sentido nos dias principais do festival.

As operações serão realizadas por aeronaves ATR, com capacidade para 70 passageiros, e por Cessna Grand Caravan, com nove assentos. Além disso, a Azul reforçará a malha de voos para Manaus, com partidas de Belém (PA), Recife (PE), Viracopos (SP) e Confins (MG). A Azul Viagens também terá quatro voos dedicados entre Manaus e Parintins, como reforço à conexão entre a capital e a ilha.